O Interpol desmentiu os boatos de que teriam desistido de uma possível ruptura e garante estar vivendo um ótimo momento enquanto gravam o novo álbum da banda. A ideia de separação dos integrantes ganhou força na mídia após mais de três anos de hiato.
Em recente declaração à NM, o vocalista Paul Banks admitiu que a última (e extensa) turnê de divulgação de “Interpol” (2010) teve seus efeitos na decisão em fazer uma pausa. “Apesar da pausa decidida em conjunto, nunca houve qualquer indício de separação entre nós. Mas se você encarar 200 shows e turnês tão duras como fizemos, você vai precisar de tempo para voltar a outros elementos da vida, e começar a pensar sobre novas.”
A verdade é que o novo material já começou a ganhar forma e será quinto trabalho de estúdio do Interpol, que deve ser lançado ainda este ano. Sobre as novas músicas, o guitarrista Daniel Kessler fala de uma “energia nova, natural entre a banda” durante o processo de composição.
“Estamos em um período criativo muito fértil, onde nunca nos faltam ideias ou inspiração. Há sempre algo novo rolando entre nós. Quando acontece essa escassez de ideias, é sinal de que devemos fazer uma pausa antes de retomarmos. Estamos juntos novamente porque sentimos que algumas dessas canções tinham uma certa urgência. Parece tudo novo outra vez e tem sido gratificante.”
A banda esteve no Brasil em sua última turnê. Em 2011, o Interpol se apresentou no Festival Planeta Terra, em São Paulo.